Saimos de La Paz as 7 da manha num tour comprado no dia anterior.
As nossas andancas estao pelo fim e decidimos comprar tudo por uma agencia com refeicoes e dormidas para conter os nossos custos.
Ha uns tempos a minha Mae deu-me a ler um artigo numa revista, de uma estrada na Bolivia considerada a mais perigosa do mundo. Desde entao que sempre quis fazer a tal estrada. Foi desde o principio da viagem uma imposicao que fiz a mim proprio e talvez a maior razao para a minha vinda a Bolivia.
A velha estrada que liga La Paz a Coroico, na regiao dos yungas, ja nao e hoje utilizada por razoes obvias e porque finalmente depois de centenas de mortos anuais o pobre governo Boliviano la se decidio a fazer uma estrada de alcatrao para ligar as duas cidades.
Comecamos a rolar de bicicleta a quase 5000 metros de altitude no pico de la Cumbre.
Sao 20 km de estrada alcatroada e de ultrapassagens a TIR's com um aspecto que so as sinuosas estradas dos Andes podem provocar num veiculo. A velocidade e alucinante a paisagem extenuante.
Viramos entao numa pequena bifurcacao a direita e ai sim comeca a carretera de la muerte.
Sao 40 km sempre a descer numa estrada ora de terra batida, ora de barro, ora de gravilha ladeada por milhares de cruzes flores e pequenos santuarios em memoria as suas numerosas vitimas
O verde e o seu cheiro, o nevoeiro as dezenas de cascatas que atravessam a pista e a paisagem unica sobre uns andes tropicais aos quais nao estou habituado em Santiago fazem da estrada uma visao unica.
Claro que o facto de o grupo ser composto por 5 adolescentes ou devo dizer criancas, mais um guia e uma rapariga que nem por isso ficam atras, da uma adrenalina especial a descida. Os picancos e a competicao e desmedida.
Finalmente a estrada faz jus a seu nome com sua a primeira vitima do dia.
Andre Bessa, armado em campiao, depois de uma derrapagem e uma tremenda egua, consegue a fantastica proeza de atirar a sua bicicleta para o abismo apenas umas dezenas de metros apos uma paragem num dos santuarios.
Fica sentado a uns meros 50 centimetros da berma com um ar abananado a olhar para tras (era um dos primeiros da fila) enquanto nos ainda bebados de adrenalina descemos das bicicletas depois de termos visto tudo em camara lenta e de pelo menos eu ter previsto o pior.
La se levanta a custo e a rir-se.
O guia so dava gracas a Deus e murmurava qualquer coisa parecido com tragedia.
Naquele exacto sitio ha dois anos despenhou-se um autocarro num acidente que matou 36 pessoas. Na escarpa notava-se ainda a jovem vegetacao a crescer depois de ter sido varrida pelo autocarro, o que significa que se tivera caido, as arvores e plantas nao teriam sido suficientemente fortes para o travarem na sua queda.
A queda vertical era de mais de meio km.
Enfim depois deste incidente e contra todas as expectativas nem por isso mais calmos, la conseguimos chegar ao fim da estrada dos Yungas, num troco final por cima de calhaus numa estrada mais parecida com uma pista de trial do que downhill.
Declaro que sobrevivi a estrada mais perigosa do Mundo!!!
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